OUTROS SISTEMAS DE PRÉ-FILTRAGEM

Listamos alguns sistemas de pré-filtragem do ar, fazendo algumas considerações sobre suas implicações: durabilidade, eficiência, custo, retorno e operação.

SISTEMA DE PRÉ-FILTRAGEM CONSIDERAÇÕES
Protetor de chuva Popularmente conhecido como \"Chapéu de chuva\", este sistema pode ter ter vários formatos e tamanhos, e tem a única função de impedir o ingresso de água aos elementos filtrantes. Normalmente são construídos em plástico e por isso tem durabilidade curta. Seu uso é recomendado para operações que não tem o ar contaminado na admissão do motor.
Cuba plástica e Copo coletor Em função do seu baixo custo, este sistema é encontrado em muitas máquinas. Retém em média 30% das impurezas grandes, tendo a necessidade de limpar o reservatório frequentemente. É construído em plástico ou acrílico, que acabam depreciando muitas vezes em menos de 1 ano, trazendo gastos indesejáveis. Seu uso é recomendado para operações que não tem o ar muito contaminado na admissão do motor.
Banho a óleo Entrou em desuso devido sua manutenção ser complicada e muitas onerosa, a bandeja de óleo deixava vazar óleo, sujando a máquina. Muitos usuários preferem este sistema pois ele ajuda bastante na pré-filtragem, porém a eficiência fica a cargo da capacidade de umectação do óleo. Respeitando-se a vazão de ar do motor, é possível usar um pré-filtro com turbina paralelamente ao banho a óleo.
Ligado ao escapamento É um duto (mangueira) coligado entre a carcaça do filtro de ar até a saída do escape. Seu custo é baixo e por isso é encontrado em muitas máquinas. Atualmente na maioria das máquinas, o duto fica dentro do compartimento do motor e não mais exposto sobre o capô. Este sistema pode ser usado paralelamente com qualquer outro sistema de pré-filtragem: cuba plástica, protetor de chuva, pré-filtro com turbina móvel, etc. Atenção: a fuligem aos poucos pode ir obstruindo a saída dos gases quentes do escapamento, podendo ocorrer a retroalimentação aos filtro de ar celulose, e consequentemente podendo pegar fogo. Seu uso exclusivamente não garante uma boa pré-filtragem.

Válvula ejetora

É a válvula que se localiza na carcaça do filtro de ar e tem o formato de um bico de pato, daí seu nome popular: \"Bico de pato\". Não se trata especificamente de um sistema de pré-filtragem, pois as impurezas já estão dentro da carcaça do filtro de ar. Seu uso pode ajudar a eliminar impurezas grandes e também pode ser usado juntamente com outros sistemas de pré-filtragem. Sua eficiência é baixa.

Você que gosta de proteger o motor, recomendamos um teste de campo: coloque duas máquinas para trabalhar no mesmo ambiente: uma com noss pré-filtro com turbina e outra com qualquer sistema de pré-filtragem. Podemos calcular a eficiência pela quantidade de horas de trabalho até saturar os filtros de ar, ou com uma balança de precisão, pensado os elementos filtrantes e aplicando a proporção.

Com um resultado confiável, é possível saber em quanto tempo se paga o investimento de um pré-filtro. Entre em contato, estamos prontos a ajudar a fazer um teste prático.

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